quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Clubinho de Férias

Já tínhamos decidido que Bady iria para escola esse ano, 2008. Meus planos eram mandá-la só com 3 anos, mas considerei algumas coisas: 1) Optamos por não ter babá. Então, desde que voltei a trabalhar, quando ela tinha 5m16d, divido os cuidados dela com minha mãe. Ao longo desses 2 anos, minha avó materna tem ficado cada vez mais dependente, o que acaba sobrecarregando minha mãe. Como babá está completamente fora de cogitação, melhor a escolinha; 2) Bady convive com poucas crianças. No nosso prédio não tem; no prédio da minha mãe também não. A maioria das crianças da idade dela estão na escolinha, o que faz da missão de encontrá-las em parques e praças (espaços escassos em Salvador) uma "missão impossível"!. Meu sobrinho passou 10 dias aqui conosco. Ele é 7 meses mais velho do que Bady. Pude perceber o quanto ela está precisando de conviver com crianças da idade dela. Foi uma farra!! 3) Bady amadureceu muito e tem exigido muito lazer. Eu estou frustrada em não puder proporcionar na medida que ela precisa. No meu prédio não tem play; pelo trabalho do meu marido, eu administro a casa praticamente sozinha a maior parte do tempo, ou seja, tenho que pagar contas, fazer compras, etc. Às vezes, ela acaba me acompanhando. 4) Nesses 2 anos, consegui fazer o que sempre pensei em relação à maternidade: ser mãe full time. Embora tenha trabalhado até agosto do ano passado, minha principal missão foi ser mãe. Estive com Bady durante o maior tempo possível, me envolvi nos mínimos detalhes da sua vidinha, amamentei até 1a9m, praticamos cama familiar, e ela foi nossa prioridade no. Zero! Agora, preciso dar conta da minha pós (muitas atividades atrasadas!!!), me concentrar no meu projeto para o mestrado, e voltar a trabalhar. Estou precisando focar um pouco em mim.

Diante da questão de falta de opção de lazer, tomamos uma outra decisão: Bady vai para o clubinho de férias da escola que ela vai estudar 3 vezes/ semana, meio-período, durante o mês de janeiro. Ela está empolgada e já sabe o que vai fazer hoje, seu primeiro dia: "banho mãeira, lavá binquedo, comê popopi". Traduzindo: tomar banho de mangueira, lavar brinquedos e comer pipoca. Esse período também vai servir de período de adaptação para todos que estamos acostumados de ficar juntinhos a maior parte do tempo.

Uma amiga me perguntou se eu me sentia culpada por esta decisão. Eu até já tinha refletido sobre isso enquanto fazia a matrícula dela...eu não me sinto culpada!! Eu me sinto realizada!! Pude cumprir quase 100% do meu ideal de maternagem para os primeiros anos de vida, e encaro isso como mais um passo do desenvolvimento e amadurecimento dela. Tenho uma pessoa sensacional se desenvolvendo ao meu lado!! Super social, carinhosa, curiosa, espontânea e muito alegre! Estou louca para ver suas potencialidades se desabrochando nessa nova fase da vida dela.

Porém, apesar de tudo isso, estou super ansiosa em relação à essa nova etapa...

0 Comments: